Hildo Rocha consegue com governo federal uso de tecnologia para monitoramento do Rio Itapecuru!!!

Share:


Com apoio da empresa federal CPRM, a bacia do Itapecuru será monitorada por meio de estação hidrometeorológica que coleta dados via satélite em tempo real durante 24 horas


Preocupado com a situação do Itapecuru, que está em vias de extinção, o deputado federal Hildo Rocha procurou a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), empresa vinculada ao Ministério das Minas e Energia, em busca de alternativas para a preservação de toda a bacia do Itapecuru.

“Desde que assumi o mandato de deputado tenho buscado formas de ajudar na preservação do rio Itapecuru. Sabemos da importância desse rio para milhões de maranhenses. Em 2017 viabilizei, por meio de emenda de uma emenda de bancada, R$ 5 milhões para que fosse feito o diagnóstico da bacia do Itapecuru. A UEMA foi contratada, através de convênio com a Codevasf, para fazer o estudo que deverá ficar pronto ainda neste primeiro semestre”, explicou Hildo Rocha.

Monitoramento via satélite


Agora, o parlamentar conseguiu junto ao governo federal mais um reforço nas ações em prol da preservação do Itapecuru. “Logo após a posse do presidente Jair Bolsonaro, que foi deputado junto comigo, levei ao conhecimento dele, lá no palácio, o problema e as possíveis formas de solução. Ele deu apoio e determinou ao diretor de hidrologia da CPRM, Antonio Bacelar que apresentasse alternativas para a questão. A solução foi apresentada ontem, durante reunião no meu gabinete, na Câmara dos Deputados”, destacou o deputado.

Rocha enfatizou que com essa solução o Maranhão ganha um grande reforço nas ações em defesa da preservação do Rio Itapecuru. “Graças ao apoio do presidente Jair Bolsonaro, passamos a utilizar tecnologia de ponta que fornece informações precisas para que o Rio Itapecuru continue a existir e abastecer São Luís e todas as cidades que estão localizadas ao longo do seu curso”, ressaltou Hildo Rocha.

Estação Hidrometeorológica

Bacelar informou que por determinação do presidente Jair Bolsonaro e a pedido do deputado Hildo Rocha já foi instalado o equipamento e o monitoramento será feito por meio de Estação Hidrometeorológica na cidade de Itapecuru-Mirim. De acordo com Bacelar essa é a primeira estação instalada no Maranhão e a 16ª no âmbito nacional.

“Essas estações são administradas em tempo real, fornecendo informações de tudo o que ocorre na Bacia do Itapecuru. Os dados serão disponibilizados no nosso site e poderão ser acessados por todos os cidadãos, pela Caema, pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, e por todas as prefeituras que tenham interesse em receber os dados coletados”, destacou Bacelar.

Dados precisos em tempo real

Os equipamentos registram dados referentes à elevação dos níveis das marés, a influência do nível das marés no Itapecuru, a influência das secas e estações invernosas, entre outas informações, em tempo real. “É o que existe de mais moderno em termo de monitoramento de bacias hidrográficas no mundo”, afirmou Bacelar, geólogo maranhense, com mais de trinta anos de formação e servidor de carreira da CPRM!!!

Nenhum comentário