Presidente Bolsonaro proíbe uso de ‘vossa excelência’ e ‘doutor’ no governo!!!

Share:

Deu na Gazeta do Povo - O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta quinta-feira (11) um decreto que proíbe o uso de pronomes de tratamento como "vossa excelência, doutor" na comunicação entre agentes públicos da administração federal.

O texto, assinado em cerimônia no Palácio do Planalto em comemoração aos cem dias de governo, determina que funcionários do Poder Executivo devem usar apenas o pronome "senhor" para tratamento.

Segundo o Palácio do Planalto, o objetivo do texto é "promover a desburocratização no tratamento e de eliminar barreiras que criam distinção entre agentes públicos no âmbito do Poder Executivo."

Além de Vossa Excelência, ficam proibidos também o uso de outros sete pronomes – Excelentíssimo, Vossa Senhoria, Vossa Magnificência, Doutor, Ilustre ou ilustríssimo, Digno ou Digníssimo e Respeitável."
"A determinação, porém, não será aplicada às comunicações com autoridades estrangeiras e organismos internacionais e com agentes públicos de outros Poderes e entes federados, quando houver exigência de lei especial.

O decreto está entre 18 atos assinados por Bolsonaro em comemoração aos cem primeiros dias de sua gestão. O presidente usou a cerimônia para anunciar as ações – foram assinados ao todo 12 decretos presidenciais, 4 projetos de lei, uma resolução e um termo de compromisso."

Nenhum comentário